data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Polícia Civil (Divulgação)
Na manhã desta terça-feira, a Polícia Civil de Cruz Alta cumpriu 14 mandados de busca e apreensão dentro da Operação Malha Fina. Além de Cruz Alta, os mandados também foram feitos em Timbó e Indaial, em Santa Catarina, e na cidade de São Paulo. Ação tem como objetivo desarticular o esquema de lavagem de dinheiro por organização criminosa voltada para a atividade de tráfico de drogas.
Conforme a Polícia Civil, durante investigação que começou a cerca de cinco meses, observou-se que a organização criminosa utiliza contas de laranjas para movimentar o dinheiro do grupo. Além dessas contas, estabelecimentos de fora do Estado - incluindo uma malharia - eram utilizados para lavagem de dinheiro, capital que era resultado da venda de drogas.
Homem é pego furtando pregos da linha férrea
De acordo com o delegado da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) Rafael dos Santos, o objetivo da operação é descapitalizar grupo criminoso que este ano se aliou à facção criminosa estadual, e que tem como principais integrantes indivíduos que já possuem diversos indiciamentos por tráfico de drogas - alguns deles ainda presos.
Durante ação, foram apreendidos nove veículos, computadores, celulares, máquina contadora de cédulas e documentos. Ao longo de toda a investigação, um total de R$ 150 mil em dinheiro também foram apreendidos.
Motociclista fica ferido em acidente em Restinga Sêca
A operação contou com a participação de 50 policiais das regiões de Cruz Alta, Ijuí, Panambi e Palmeira das Missões, além de equipes das polícias civis de Santa Catarina e São Paulo.